Apresentam:

O Sexo dos Homens

Percorrendo Intimidades: A busca pelos prazeres, o reconhecimento dos incômodos e a descoberta dos potenciais de uma vida sexual saudável

Reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de homens mais conscientes e conectados consigo mesmos, Percorrendo Masculinidades e Intimidade Consciente juntam suas experiências e saberes para lançar, em uma parceria inédita, a Jornada “O sexo dos homens”, dividida em 6 ENCONTROS, exclusiva para homens.

Propomos uma experiência terapêutico-vivencial de transformação radical e aprofundamento da sua sexualidade. 

Cada vez mais homens sentem a necessidade de iniciar ou aprofundar suas buscas individuais pela ressignificação de sua forma de ser e estar homem no mundo.

Há uma variedade de caminhos que podem ser trilhados nessa busca e reencontro consigo mesmo. Porém, nas nossas investigações enquanto terapeutas e acompanhantes dos processos de autoconhecimento de diversos homens, seja na clínica individual ou em trabalhos em grupo, ficou cada vez mais claro que alguns passos básicos dentro desses caminhos precisam ser dados.

Em outras palavras, alguns temas, cedo ou tarde, precisarão ser enfrentados, caso se queira avançar na jornada.

Dentre eles, um dos principais diz respeito a nossa relação com o prazer e o sexo.

Diante de uma sociedade patriarcal que, para se impor pela via da dominação de uns sobre os outros, precisou castrar a liberdade do indivíduo por meio da repressão ao prazer, perdemos nossa capacidade de gozo, e desfrute, o que influi diretamente na nossa capacidade amorosa

Nesse contexto, vivemos quase sempre anestesiados das nossas emoções, entorpecidos por vícios, alienados da nossa própria essência e desconectados do impulso vital saudável que nos leva a realizar nosso potencial. Nesse estado, o homem encontra-se apenas sobrevivendo, deixando escapar, dia após dia, a chance de uma vida consciente.

Quero Fazer Minha Inscrição

O reflexo disso se dá na superficialidade erótica, onde o sexo se torna um prato cheio para as distrações e muitas vezes se reduz a uma simples válvula de escape, uma forma de evitar contato com o que é mais essencial para a saúde integral do seu impulso vital.

Não há nada condenável em fazer sexo buscando o alívio das tensões e um sono mais fácil. Contudo, ao tomarmos o sexo apenas sob esse viés, desperdiça-se seu enorme potencial. O que poderia ser uma experiência de profundidade, verdade, abertura ao amor e descanso no prazer, acaba se tornando um momento fugaz, aliviante porém anestesiante.

Para nós, é chegada a hora de oferecer aos homens a possibilidade de um aprofundamento no seu ser, possibilitando relações mais íntegras, autênticas e vivas.

A Jornada “O Sexo dos Homens - Percorrendo Intimidades” é para aqueles que anseiam serem sujeitos de sua própria sexualidade, liberando-se da sensação de restrição inerente, produzida por uma sexualidade superficial e inconsciente. Se você é um destes, junte-se a nós!

Almejamos que homens tomem posse de seu próprio sexo ao experimentarem liberdade e clareza em relação à sua intrínseca eroticidade. Que de forma mais consciente, possam conduzir sua energia sexual em seu verdadeiro benefício, ao invés de serem conduzidos por impulsos sexuais inconscientes.

Enquanto para uns a tendência pode ser de evitação, distanciamento e frieza diante da sua relação com o prazer e com o sexo, outros podem sentir que não tem domínio algum e que suas ações e decisões são catapultadas inconscientemente pela simples necessidade biológica de ejacular, de dar vazão a essa sede ou carência por sexo, muitas vezes a custos altos e consequências indesejadas.

Disfunção erétil, ejaculação precoce ou retardada, repressão do desejo, excesso de pornografia ou masturbação e construção de tabus mentais são alguns dos sintomas que sinalizam para a necessidade de um olhar mais profundo para dentro de si mesmo.

Ainda, o universo sexual masculino encontra-se permeado por ideais e concepções que, no fim do dia, acabam por deturpar as relações, inviabilizando uma abertura real à intimidade e, portanto, esvaziando a qualidade do encontro. Nos referimos aos ideais de dominação, performance, competição, individualismo e objetificação dos corpos. Ao balizar nossa busca por prazer e sexo a partir daí, nos distanciamos de nós mesmos e do coração das pessoas com quem nos relacionamos.

Quero Fazer Minha Inscrição

Trauma sexual?!

Muitas das limitações do campo sexual no universo masculino advém de experiências traumáticas que se somatizam no sistema neurológico e no corpo. Trauma é algo bem menos evidente do que podemos imaginar; não se trata só de abusos explícitos mas também de situações desestabilizadoras pelas quais todos nós já passamos. O trauma não reside no evento em si mas sim no registro marcado nos sistemas simpático e parassimpático. Desta forma, diversas técnicas proporcionam um tratamento sem que o paciente precise expor o evento traumático ao terapeuta. O trabalho se dá no corpo do paciente e o terapeuta o ajuda a navegar em busca de registros mais saudáveis.

 
Sem-Titulo-1.png

A investigação sobre “se”, “como”, “quando” e “para quê” fazemos sexo ou buscamos prazer nos oferece a possibilidade de abertura de diversas portas e nos coloca em contato com partes constituintes da nossa história e da nossa formação. Sem essa tomada de contato, em sua camada mais profunda, arriscamos manter na sombra as partes alienadas do nosso ser, em prejuízo de uma maior integridade.

Ao olharmos para a nossa relação com o prazer, também olharemos:

  • a influência das figuras parentais na forma como se vivencia o prazer e o sexo
  • as dinâmicas que se estabelecem durante a prática sexual
  • o lugar em que é colocada/o a/o parceira/o
  • a capacidade ou dificuldade de abertura, entrega, conexão e presença
  • a relação com o corpo
  • os possíveis traumas
  • rotas de aprofundamento da sexualidade
  • meus mecanismos de evitação de contato

De que forma busco o sexo?

A que servem minhas relações e vínculos?

Como me torno íntimo de mim mesmo?

Como eu vivo o prazer comigo mesmo?

Eu me satisfaço sexualmente?

O meu sexo é espaço de descanso, prazer, ansiedades, inseguranças ou desvios?

O que me leva a buscar prazer no ambiente, nas coisas e nas pessoas?

Mais que saber as razões (os "por quês"), nos importa mergulhar nos "comos" e nos "para quês"

Quero Fazer Minha Inscrição

Vamos mergulhar juntos nos seguintes temas

Os fios condutores dos nossos encontros são as teorias e práticas abaixo:

  • Biografia da Sexualidade
  • Experiência Somática
  • Gestalt Terapia
  • Terapia Sistêmica
  • Yoga Sexual

A busca pelo conhecimento e acolhimento da sua própria história e da construção da sua sexualidade e do seu corpo erótico configura etapa essencial para se chegar ao momento presente com a possibilidade de manifestar sua autenticidade sexual.

Criada por Peter Levine, um biólogo que estudou como os animais selvagens não se traumatizam e como nós, animais domesticados, temos nossos mecanismos psíquicos pautados por uma sucessão de pequenos (ou grandes) traumas, é uma abordagem que provê, pela autoconsciência corporal, a instrumentalização para tratar memórias traumáticas sem que elas precisem ser verbalizadas pelos pacientes.  

Gestalt Viva ensinada por Claudio Naranjo – mais que uma técnica, uma filosofia de vida e uma forma de estar no mundo. A Gestalt se constitui em uma prática que ancora uma atitude inclinada à saúde, à liberdade e à autenticidade de suas expressões na vida, com vistas à realização do potencial humano de cada um.

Um olhar amplificado da sexualidade de cada um, a partir do resgate e percepção do contexto em que cada um nasceu, cresceu e se desenvolveu, em especial dentro de sua família de origem. Ainda, perceber os papéis e funções desempenhados, seja na família de origem ou na família constituída, atual. Quais foram os passos, eventos importantes e decisões que lhe trouxeram até essa sexualidade que você manifesta atualmente. Pelo olhar sistêmico, obtém-se mais saúde na sua sexualidade

Conhecimentos e práticas simples que, quando aplicadas, aprofundam a experiência sexual, a conexão consigo e com o outro, a relação com o prazer e com os orgasmos. É a sexualidade como jornada de crescimento pessoal.

d46ac99d-b8bc-45ad-8f91-eff520e105b1_rw_1920-scaled.jpg

6 ENCONTROS 14/07 a 18/08

sempre as quartas-feiras - das 20h ÀS 22:30h

online e ao vivo

Na plataforma Zoom, os encontros não ficarão gravados para preservar a privacidade do grupo

só para homens

Trabalho exclusivo para homens, independente da orientação sexual.

Vagas limitadas

em benefício da qualidade da nossa proposta

grandes amigos, companheiros de jornada reunidos nessa…

Parceria Inédita

O Intimidade Consciente nasceu naturalmente a partir do encontro de um casal de terapeutas, Pema e Thiago. Há 5 anos marcam presença nas redes sociais com a produção de conteúdo a respeito do desenvolvimento da intimidade e da yoga sexual. Além dos atendimentos clínicos presenciais e online, focado no desenvolvimento individual ou do casal, também conduzem vivências em grupo, presenciais e online, em grupos abertos, mistos e exclusivos para mulheres, para homens e para casais.
A Gestalt viva, a Terapia Sistêmica e as Terapias Neo Reichianas estão na base deste trabalho que é profundamente atravessado pelos estudos e dedicação ás práticas tântricas de diferentes escolas e tradições.

Como o primeiro coletivo de gestalt-terapeutas da América Latina a se dedicar exclusivamente ao trabalho com e para homens, o “Percorrendo Masculinidades”, sob os princípios e a supervisão do Instituto Gestalt de Vanguarda Cláudio Naranjo, vem desde 2019 realizando atividades online e presenciais voltadas ao desenvolvimento de indivíduos e à ampliação das masculinidades, por meio de jornadas terapêuticas, retiros, cine-vivências, palestras e aulas para instituições como Unicamp e Senado Federal. Por estes grupos já passaram dezenas de homens de variadas idades, raças, classes sociais, credos, orientações sexuais, ideológicas e identitárias. É na pluralidade de vozes e visões que se constitui o DNA do Percorrendo Masculinidades.

Ataliba Benaim

percorrendo masculinidades

Gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (Brasil). Encontra-se em formação no Somatic Experience, pela Associação Brasileira de Trauma. Um dos idealizadores do Percorrendo Masculinidades, que oferece vivências terapêuticas voltadas à investigação das masculinidades. Praticante da Escola SAT e de Vipassana segundo S.N. Goenka e estudante (com experiência em facilitação) de práticas meditativas e de expansão da consciência há 11 anos. É também roteirista e documentarista de cinema e televisão há 19 anos.

Lucas Noura

Percorrendo Masculinidades

Gestalt-terapeuta e terapeuta sistêmico pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (Brasil). Possui formação em Clown-Gestalt pelo Centro Arte y Presencia (Madri) e percorreu el caminho del clown com Alain Vigneau (França). Um dos idealizadores do Percorrendo Masculinidades, que oferece vivências terapêuticas voltadas à investigação das masculinidades. Praticante da Escola SAT. Casado com a Carolina, com quem divide uma jornada de autoconhecimento e exploração do afeto, do amor e da sexualidade. Advogado e doutor em Direito, é líder em equidade de gênero na empresa em que trabalha.

Thiago Longuini

Intimidade consciente

Empresário desde os 16 anos, se dedica ao autoconhecimento desde 2003, sua formação passa pela Gestalt-terapia e a terapia sistêmica no Instituo Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (Brasil), pela Leitura e Tipos corporais de Alexander Lowen, Constelações Familiares e Terapias Integradas de Respiração.
Na companhia da Pema, juntos há 15 anos e pais de 3 filhos, se dedicam ao estudo do Yoga Sexual com referência de diferentes escolas de Neo Tantra e tradicionais.
Os dois criaram e sustentam o Intimidade Consciente.
Apoiam o desenvolvimento da intimidade de solteiros e casais, em clínica e em gruo.

Faça parte dessa jornada!

Inscrição na Jornada "Sexo dos Homens"

6 Encontros
R$ 597,00
  • Parcele em até 12 vezes
  • Vagas Limitadas
Pré-venda