Apresentam:
Percorrendo Intimidades: A busca pelos prazeres, o reconhecimento dos incômodos e a descoberta dos potenciais de uma vida sexual saudável
Reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de homens mais conscientes e conectados consigo mesmos, Percorrendo Masculinidades e Intimidade Consciente juntam suas experiências e saberes para lançar, em uma parceria inédita, a Jornada “O sexo dos homens”, dividida em 6 ENCONTROS, exclusiva para homens.
Propomos uma experiência terapêutico-vivencial de transformação radical e aprofundamento da sua sexualidade.
Cada vez mais homens sentem a necessidade de iniciar ou aprofundar suas buscas individuais pela ressignificação de sua forma de ser e estar homem no mundo.
Há uma variedade de caminhos que podem ser trilhados nessa busca e reencontro consigo mesmo. Porém, nas nossas investigações enquanto terapeutas e acompanhantes dos processos de autoconhecimento de diversos homens, seja na clínica individual ou em trabalhos em grupo, ficou cada vez mais claro que alguns passos básicos dentro desses caminhos precisam ser dados.
Em outras palavras, alguns temas, cedo ou tarde, precisarão ser enfrentados, caso se queira avançar na jornada.
Dentre eles, um dos principais diz respeito a nossa relação com o prazer e o sexo.
Diante de uma sociedade patriarcal que, para se impor pela via da dominação de uns sobre os outros, precisou castrar a liberdade do indivíduo por meio da repressão ao prazer, perdemos nossa capacidade de gozo, e desfrute, o que influi diretamente na nossa capacidade amorosa.
Nesse contexto, vivemos quase sempre anestesiados das nossas emoções, entorpecidos por vícios, alienados da nossa própria essência e desconectados do impulso vital saudável que nos leva a realizar nosso potencial. Nesse estado, o homem encontra-se apenas sobrevivendo, deixando escapar, dia após dia, a chance de uma vida consciente.
O reflexo disso se dá na superficialidade erótica, onde o sexo se torna um prato cheio para as distrações e muitas vezes se reduz a uma simples válvula de escape, uma forma de evitar contato com o que é mais essencial para a saúde integral do seu impulso vital.
Não há nada condenável em fazer sexo buscando o alívio das tensões e um sono mais fácil. Contudo, ao tomarmos o sexo apenas sob esse viés, desperdiça-se seu enorme potencial. O que poderia ser uma experiência de profundidade, verdade, abertura ao amor e descanso no prazer, acaba se tornando um momento fugaz, aliviante porém anestesiante.
Para nós, é chegada a hora de oferecer aos homens a possibilidade de um aprofundamento no seu ser, possibilitando relações mais íntegras, autênticas e vivas.
A Jornada “O Sexo dos Homens - Percorrendo Intimidades” é para aqueles que anseiam serem sujeitos de sua própria sexualidade, liberando-se da sensação de restrição inerente, produzida por uma sexualidade superficial e inconsciente. Se você é um destes, junte-se a nós!
Almejamos que homens tomem posse de seu próprio sexo ao experimentarem liberdade e clareza em relação à sua intrínseca eroticidade. Que de forma mais consciente, possam conduzir sua energia sexual em seu verdadeiro benefício, ao invés de serem conduzidos por impulsos sexuais inconscientes.
Enquanto para uns a tendência pode ser de evitação, distanciamento e frieza diante da sua relação com o prazer e com o sexo, outros podem sentir que não tem domínio algum e que suas ações e decisões são catapultadas inconscientemente pela simples necessidade biológica de ejacular, de dar vazão a essa sede ou carência por sexo, muitas vezes a custos altos e consequências indesejadas.
Disfunção erétil, ejaculação precoce ou retardada, repressão do desejo, excesso de pornografia ou masturbação e construção de tabus mentais são alguns dos sintomas que sinalizam para a necessidade de um olhar mais profundo para dentro de si mesmo.
Ainda, o universo sexual masculino encontra-se permeado por ideais e concepções que, no fim do dia, acabam por deturpar as relações, inviabilizando uma abertura real à intimidade e, portanto, esvaziando a qualidade do encontro. Nos referimos aos ideais de dominação, performance, competição, individualismo e objetificação dos corpos. Ao balizar nossa busca por prazer e sexo a partir daí, nos distanciamos de nós mesmos e do coração das pessoas com quem nos relacionamos.
Muitas das limitações do campo sexual no universo masculino advém de experiências traumáticas que se somatizam no sistema neurológico e no corpo. Trauma é algo bem menos evidente do que podemos imaginar; não se trata só de abusos explícitos mas também de situações desestabilizadoras pelas quais todos nós já passamos. O trauma não reside no evento em si mas sim no registro marcado nos sistemas simpático e parassimpático. Desta forma, diversas técnicas proporcionam um tratamento sem que o paciente precise expor o evento traumático ao terapeuta. O trabalho se dá no corpo do paciente e o terapeuta o ajuda a navegar em busca de registros mais saudáveis.
A investigação sobre “se”, “como”, “quando” e “para quê” fazemos sexo ou buscamos prazer nos oferece a possibilidade de abertura de diversas portas e nos coloca em contato com partes constituintes da nossa história e da nossa formação. Sem essa tomada de contato, em sua camada mais profunda, arriscamos manter na sombra as partes alienadas do nosso ser, em prejuízo de uma maior integridade.
sempre as quartas-feiras - das 20h ÀS 22:30h
Na plataforma Zoom, os encontros não ficarão gravados para preservar a privacidade do grupo
Trabalho exclusivo para homens, independente da orientação sexual.
em benefício da qualidade da nossa proposta
grandes amigos, companheiros de jornada reunidos nessa…
O Intimidade Consciente nasceu naturalmente a partir do encontro de um casal de terapeutas, Pema e Thiago. Há 5 anos marcam presença nas redes sociais com a produção de conteúdo a respeito do desenvolvimento da intimidade e da yoga sexual. Além dos atendimentos clínicos presenciais e online, focado no desenvolvimento individual ou do casal, também conduzem vivências em grupo, presenciais e online, em grupos abertos, mistos e exclusivos para mulheres, para homens e para casais.
A Gestalt viva, a Terapia Sistêmica e as Terapias Neo Reichianas estão na base deste trabalho que é profundamente atravessado pelos estudos e dedicação ás práticas tântricas de diferentes escolas e tradições.
Como o primeiro coletivo de gestalt-terapeutas da América Latina a se dedicar exclusivamente ao trabalho com e para homens, o “Percorrendo Masculinidades”, sob os princípios e a supervisão do Instituto Gestalt de Vanguarda Cláudio Naranjo, vem desde 2019 realizando atividades online e presenciais voltadas ao desenvolvimento de indivíduos e à ampliação das masculinidades, por meio de jornadas terapêuticas, retiros, cine-vivências, palestras e aulas para instituições como Unicamp e Senado Federal. Por estes grupos já passaram dezenas de homens de variadas idades, raças, classes sociais, credos, orientações sexuais, ideológicas e identitárias. É na pluralidade de vozes e visões que se constitui o DNA do Percorrendo Masculinidades.
percorrendo masculinidades
Gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (Brasil). Encontra-se em formação no Somatic Experience, pela Associação Brasileira de Trauma. Um dos idealizadores do Percorrendo Masculinidades, que oferece vivências terapêuticas voltadas à investigação das masculinidades. Praticante da Escola SAT e de Vipassana segundo S.N. Goenka e estudante (com experiência em facilitação) de práticas meditativas e de expansão da consciência há 11 anos. É também roteirista e documentarista de cinema e televisão há 19 anos.
Percorrendo Masculinidades
Gestalt-terapeuta e terapeuta sistêmico pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (Brasil). Possui formação em Clown-Gestalt pelo Centro Arte y Presencia (Madri) e percorreu el caminho del clown com Alain Vigneau (França). Um dos idealizadores do Percorrendo Masculinidades, que oferece vivências terapêuticas voltadas à investigação das masculinidades. Praticante da Escola SAT. Casado com a Carolina, com quem divide uma jornada de autoconhecimento e exploração do afeto, do amor e da sexualidade. Advogado e doutor em Direito, é líder em equidade de gênero na empresa em que trabalha.
Intimidade consciente
Empresário desde os 16 anos, se dedica ao autoconhecimento desde 2003, sua formação passa pela Gestalt-terapia e a terapia sistêmica no Instituo Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo (Brasil), pela Leitura e Tipos corporais de Alexander Lowen, Constelações Familiares e Terapias Integradas de Respiração.
Na companhia da Pema, juntos há 15 anos e pais de 3 filhos, se dedicam ao estudo do Yoga Sexual com referência de diferentes escolas de Neo Tantra e tradicionais.
Os dois criaram e sustentam o Intimidade Consciente.
Apoiam o desenvolvimento da intimidade de solteiros e casais, em clínica e em gruo.